sábado, 28 de abril de 2012

O QUE HÁ POR TRÁS DO VAGÃO FEMININO?

É com muito prazer que volto a escrever no nosso blog. O assunto de hoje é polêmico, faz parte das transformações do mundo e da mulher...a mulher dos tempos atuais. Elas que hoje estão ganhando cada vez mais espaço no mercado trabalho e adquirindo sua independência. E como nem tudo são flores, essas guerreiras precisam mostrar que são tão capazes quanto os homens, lutar pela equidade de salário, são "donas de casa", e ainda convivem com os abusos dentro do trabalho e pior...fora dele, em suas casa, nas ruas, nos ônibus, metrô e etc. Mas você vai dizer como assim? Já existe a lei Nossa Senhora da Penha, lei contra o abuso sexual...e agora tem até vagão feminino nos trens e metrô (Lei 4733/2006), o que mais essas mulheres querem?? Acontece que no último caso a lei não é respeitada por muitos homens...

Tenho observado (conforme vídeo gravado na Estação Carioca as 17h35 com destino a Estação General Osório) que não há agentes da SuperVia perto dos vagões destinado a mulheres nos indicados pela Lei, principalmente nas estações da Zona Norte do Rio. Cabe Observar que a única estação que mantém seus agentes é a Estação Botafogo que ainda assim precisam chamar atenção de vários homens "distraídos" que teimam em infringir a Lei. Agora, há necessidade de haver sempre alguém nos vigiando para que possamos fazer o certo ao invés do errado?



Mas vamos pensar, será que de fato precisaria existir o vagão feminino? Lembro como se fosse hoje do quão polêmico foi esse assunto antes que de fato entrasse em vigor, inclusive muitas mulheres que não utilizam o transporte (trem/metrô) achavam isso uma bobagem e não apoiavam a idéia. Mas que tal uma volta pelo transporte nos vagões misto no horário das 18hrs de Botafogo até a Pavuna? O fato é, se os homens respeitassem as mulheres, elas não precisariam de um vagão exclusivo. Quantas notícias sobre agressão a mulher, estupro (inclusive doméstico) não vemos nos noticiários? E voltando ao caso do metrô, quantos homens não insistem em viajar nos horários destinados as mulheres (6am-9am e 17pm - 20pm) as desrespeitando e infringindo a Lei? Serão esses mesmos homens que também desrespeitam suas mulheres em casa (mãe, esposa, filha)?

Outra pergunta mais delicada ainda seria: Só os homens desrespeitam as mulheres, ou elas também não se respeitam? Quantas mulheres ainda se vendem somente como objeto sexual (e não falo somente de prostitutas, mas vemos isso na mídia, em baladas e até aquela sua amiga que está namorando com aquele cara horrível porque ele tem grana)? Quantas mulheres que ao invés de mostrar seu potencial conseguem promoções no trabalho por sair com seu superior. E vou mais longe, como é impressionante a forma como as mesmas se xingam como: "Fulana é uma piranha, já deu pra todo mundo", "Ciclana não presta, vive se exibindo com os peitos de fora, é uma vagabunda", é fato que elas não tem camaradagem alguma. Pois se tivessem, seriam de uma força incrível...

Enfim, o problema da falta de respeito dentro dos vagões femininos vai muito além da própria lei. Pois fere a cultura brasileira do jeitinho, a falta de respeito dos homens e a própria falta de respeita entre as mulheres. É claro que se houvesse uma punição para aqueles que insistissem em trafegar em comboios exclusivos femininos poderíamos solucionar 1 dos problemas (já que a Lei 4733/2006 é falha nesse aspecto). Porém outras questões sempre irão nos rodear se não pensarmos sobre o que de fato há por trás do vagão feminino!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário